segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Seleção - ansiedade, prova e os finalmentes

Oi, galera! Antes de mais nada, quero agradecer aos comentários (tão bom receber comentário, huahuahua! Vício de escritora amadora, não reparem...).

Doug: OMG, huahauhua! Nah, vai dar certo, rapaize! Essa viagem já vai dar um up no seu currículo. Valeu! Ah, é: como já sabe, tô te seguindo, too! Kissus, aguardando outras aventuras nos States!

Carol: huahauhua, obrigada! Na verdade eu não me lembro se já vi esse termo em algum lugar... mas que me veio naturalmente à cabeça no fim do ano passado, ah, veio. Kissus, aguardando novos posts seus, moça!
* Aos leitores desavisados: creditem a essa adorável são-paulina o incentivo a criar este blog.

Val (que tá me seguindo também, huahauhua!): G2 tá virando blogueiro, será que em breve teremos novidades suas? Huahuahua! Kissus, miss you!

Ok, voltando à programação normal...

AVISO: Post GIGANTE a seguir. Eu avisei... senta que lá vem história!

De volta! Pra falar dessas últimas duas semanas...
Como eu disse no post passado, o mês de janeiro foi essencialmente de estudo.  A área de atuação que eu escolhi tem três das matérias mais interessantes que cursei: Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia. O diacho é que essas três também são difíceis pra caramba! Em especial, Fisiologia era a matéria com mais conteúdo; como também era a mais difícil, na minha opinião, optei por estudá-la mais. Céus, só Eletrofisiologia e Cardiofisiologia já me deixavam maluca!
Meu organismo é um tanto... peculiar. Descansei das noites insones de novembro e dezembro, mas já estava um tanto combalida. O recomeço dos estudos parece ter acentuado isso de alguma forma. Daí recordei na prática um aprendizado básico da faculdade (que todo mundo já sabe, mas enfins...):
Estresse  ~>  cortisol  ~>  imunossupressão  ~>  maior suscetibilidade a INFECÇÕES.
Adivinhem o que aconteceu comigo...
Pois é, uma infecçãozinha chata me deu febre... enquanto dormia sobre estudava o Guyton. Até aí tudo bem... só que essa febre me levou ao médico, que me receitou um antibiótico (antibiograma? O que é isso?) que acabou comigo. Passei os cinco dias seguintes do tratamento com o organismo beeem combalido. Felizmente me recuperei a tempo pra participar do baile de formatura de umas amigas da turma (não, leitores, não penso o tempo todo em gandaia. E não sei se é bom citar nomes de terceiros aqui, então...).
Ok, party is over, janeiro já ia pela metade. Um mês pra prova. Aí bateu o desespero... já estava às voltas com potenciais de ação, canais de cálcio, contração muscular e blablablá, e parecia que meu estudo de semanas não rendera nada! E ainda tinha muito conteúdo pela frente...
Fevereiro chegou e, com ele, as inscrições. Fui me inscrever logo na manhã do primeiro dia, temendo que houvesse algo de errado na minha documentação e eu tivesse de correr atrás de alguma coisa. Aproveitei pra dar uma passada no prédio de Bioquímica, ver se encontrava um amigo. Foi ali que um mestrando me deu o conselho que, provavelmente, foi responsável pelo meu sucesso:
Eu também estudei fisiologia um mês inteiro, mas não tava dando certo. Faltando uma semana pra prova, deixei físio de lado, mesmo sem ter estudado o conteúdo todo, e me foquei em farmaco. Bioquímica eu praticamente não estudei [porque o cara já manjava bastante de Bioquímica, esteja claro]. Você precisa responder apenas 6 das 12 questões. Concentre-se em Farmaco e Bioquímica. A correção de Farmaco é muito rigorosa, tira muitos pontos, mas estudando dá pra se sair bem.
A partir dali, mesmo sem ter visto o sistema renal, abandonei Fisiologia e me concentrei em Farmaco. Devo confessar que o conteúdo de Farmaco era mais simples pra mim (sem contar que eu tinha meu precioso caderno do 6º período à disposição), então fiquei mais confiante. Na véspera ainda dei uma olhada em tampões.
Ah, a véspera! Confesso ter ficado ainda mais ansiosa do que no meu vestibular, sério! Não sei... talvez fosse o fato de ser um passo importante na direção do meu sonho objetivo profissional (ok, dá na mesma), um passo que ainda parecia nebuloso quatro anos atrás. Cheguei a ter crise de choro no telefone, que patético, não...? Não era o papel de uma biomédica formada, de uma profissional, era? (É tão estranho dizer isso...) Resultado da ansiedade foi o óbvio: dormi mal, só não fiquei sem café da manhã porque me forcei a comer (nervosismo me dá náuseas, especialmente na manhã de dias importantes), já que não sabia quanto tempo eu ficaria fazendo a prova... e fui.
Das 8h às 10h, tivemos de traduzir um mini-artigo científico. Para não favorecer nenhuma área de atuação, o tema foi biologia molecular - sítios frágeis de DNA. Podíamos usar dicionário. Gente, como traduzir um texto é cansativo! Fiquei até 9h50 trabalhando nele! O texto em si não era difícil, mas traduzi-lo era um pouco chatinho.
Das 10h às 14h, a prova. Oh, my! Mal olhei pra de Fisiologia - só uma, de sistema nervoso autônomo, pareceu-me promissora. As de Farmaco estavam simples... enganosamente simples. Tentei escrever o quanto eu sabia. Algumas questões de Bioquímica eram semelhantes a questões passadas... uma delas era sobre a importância de alterações na estrutura primária proteica... peraí, "estrutura x atividade", alterações na estrutura terciária... nem preciso dizer que escrevi bastante, né? Huahuahua!
O placar geral ficou: 3 questões de Farmacologia, 2 de Bioquímica e 1 de Fisiologia. E sair daquela sala de prova foi... quase uma sensação de liberdade total. "Pronto, pro bem ou pro mal, o pior já passou!".
A prova foi terça. O resultado saiu na quinta-feira - esperei algumas horas, bem nervosa. Ver que tinha sido convocada pra entrevista do dia seguinte trouxe um misto de sensações muito diferentes: alegria, alívio, ansiedade pela entrevista... e um pouco de tristeza, já que um amigo que prestou comigo não passou (mas com certeza vai passar na próxima!).
A entrevista na sexta foi relativamente tranquila; foi também rápida, pois já conhecia os professores e não foram necessárias muitas apresentações. As perguntas eram de praxe: falar sobre minha trajetória acadêmica e em minha intenção de fazer mestrado, etc. e tal... se eu já tinha um projeto, uma pergunta sobre os rumos da modelagem molecular na Universidade (por que todos encaram a MM como coisa de outro mundo?)... um questionamento sobre o artigo (pra ver a compreensão), e pronto.
Era pro resultado final sair na segunda seguinte, mas ainda na noite de sexta ele saiu. Mantive a primeira colocação, apesar de a média ter caído um pouquinho (ou eu falei alguma besteira feia, ou é o meu currículo incipiente, mesmo).
Enfim, era oficial. Passei! Sábado fui com meus irmãos e meu pai comer pastel (huahuahua! Mas é gostoso!) e na quarta seguinte fui fazer minha matrícula (pra variar, bem cedo). Sorte que meu orientador tava no mesmo campus e não precisei sair à procura dele... uma coisa que tenho percebido é a necessidade de assinatura dele pra praticamente tudo.
Na mesma oportunidade, já selecionei também as cinco disciplinas que pretendo fazer neste semestre, em ordem de prioridade - sobre elas falarei no próximo post. Foi uma manhã cheia, huahuahua! E ainda fui pegar (finalmente!) meu diploma e almoçar com amigos mui queridos da facul (uma delas tá me lendo agora, huahuahua!).
Ih! Nem vi as horas passarem! Preciso dormir, amanhã (ou hoje, né?) tenho de entregar uma papelada na secretaria para pleitear a bolsa... e às 10h terei a minha primeira aula no mestrado! Claro que assim que puder vou contar tudinho pra vocês, né?
Encerro este post doentiamente gigante parafraseando um palestrante que costuma vir no centro espírita que frequento: vocês acabam de adquirir uma grande virtude, a mais difícil de ser conseguida - a paciência. A paciência por terem me ouvido lido...
Boa noite aos meus pacientes leitores! Kissus e inté!

P.S.: Alguém reparou que tô fazendo um esforço gigante pra não usar emoticons? Esse troço vicia...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. hahaha...me assustei com o "uma delas tá me lendo agora, huahuahua!". Ow...fui lendo e sentindo tds as sensações, me deu desespero do tanto q vc teve q estudar!!! É mtaaaaaaaaa matéria! Lembro q começava umas 2 semanas antes a estudar só a matéria pra prova...

    ResponderExcluir