terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O começo do começo

Oi, eu sou a Luísa (que maneira de se começar uma apresentação...). A mais nova mestranda em Ciências Fisiológicas...

Pra que este blog? Na verdade, é um relato (ou tentativa, já que vivo abandonando meus blogs...) sobre o dia-a-dia (ou noite-a-noite, dependendo da proximidade da entrega da dissertação) de uma mestranda comum. Afinal, apesar de às vezes não parecer, mestrando também é gente. Eu também sou gente. Ainda.

De qualquer forma, as aulas ainda não começaram, o que quer dizer que vocês devem estar se perguntando: "Que diacho essa Luísa está fazendo aqui, então?". Eu poderia estar aproveitando meus últimos momentos de total liberdade para ler um livro ou ver qualquer besteira na televisão... mas não, meus caros leitores (provavelmente acidentais)! Estou aqui, gastando meu tempo nesta noite modorrenta de terça-feira pra narrar as minhas primeiras impressões.

Na verdade, o mestrado começa muito antes da primeira aula, antes mesmo da matrícula. Começa, mais especificamente, a partir do momento em que você decide pensar nele. No meu caso, logo após a formatura.

Depois de uma monografia (muito apropriadamente chamada por alguns de monstrografia) lhe tirar a paz e o sono por várias semanas, nada mais justo do que passar os dias seguintes sequer se lembrando da existência da Ciência. Daí, com as solenidades ( = festividades) de fim de curso, esse objetivo é plenamente alcançado.

Porém, as festas também acabam... os amigos vão embora, cai finalmente a ficha de que você é uma biomédica formada e, pior, desempregada. "E agora, Luísa?". Agora é hora de mandar a preguiça embora e retomar seus planos de vida. Bora estudar!

Ah, o sacrifício de estudar durante suas mais que merecidas férias... por um bem maior, de fato, mas ver seus irmãos em casa à-toa é deveras desestimulante. Enfim... o mestrado começa bem antes das aulas e dos projetos. Começa com o estudo da penca de matérias cobradas e com a temida prova, que tira o seu sono antes mesmo de você ter uma ideia concreta para a sua dissertação. No fundo, o período preparatório é uma espécie de prévia do sufoco, um teste para ver se você é capaz de fazer da sua vida um eterno "estudar-comer-dormir", muitas vezes suprimindo este último.

Quod erat demonstrandum.

Mas isso é assunto pra uma postagem à parte, ainda esta semana. Afinal, ninguém merece acabar de conhecer uma pessoa e já ter de aguentá-la despejando todos os seus problemas assim, do nada. Além do quê, amanhã é a inscrição e pretendo acordar cedo.

Ok, é preguiça, mesmo.

Inté...

3 comentários:

  1. Ta massa Luisa
    ainda não falou muita coisa, mas ja falou o suficiente pra introduçao ao mestrado hehe.
    ja me imaginei estudando aqui pro mestrado, meu Deus, tenho q estudar muito!! como falam os americanos aqui ``Oh my gosh!!`` hehe
    vo seguir !e arrebenta la no mestrado!
    bjaum

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Luísa!!! "Estudar-comer-dormir-estudar-comer-estudar-comer-dormir"huahauahaua. Boa sorte!!! E adorei o "monstrografia" hehehehe.

    Bjãooo

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga Luísa,
    Nem sabe como me sinto orgulhosa de ser sua amiga, adoro o humor irônico de tudo o que escreve, não só dos textos, os e-mails também se recheiam desse sabor delicioso que torna meu gosto pela leitura ainda maior, digamos que fico com uma fome voraz por livro, textos, palavras... mas deste tipo que sejam especiais.
    Letras combinadas a qualquer maneira está cheio por aí.
    Beijos,
    Mariana Bizinotto

    ResponderExcluir